sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Moda e o Mercado

Confira os conceitos sobre produto, moda e consumo de Walter Rodrigues, um grande estilista e estudioso do mercado da moda que esteve em Caxias no final de agosto participando do Integra Moda – Serra Gaúcha realizado pelo Comitê de Estilo e Núcleo da Moda.


Como identificar as necessidades do consumidor?
Pessoas emitem sinais o tempo inteiro. O grande desafio para criação de um produto de sucesso é “adivinhar” quais as necessidades da pessoa antes mesmo dela saber que precisa de algo. O grande papel dos criadores e empresas é propiciar experiências e prazer para as pessoas.
A Moda tem que encantar o consumidor. Encantar de tal forma que, individualmente, o consumidor acredite que não pode viver sem aquele produto.

Como inserir um produto no mercado?
Primeiro você deve conhecer a fundo o consumidor. Depois conhecer muito bem o produto que vende e num terceiro momento, repensar o varejo, sempre tendo em mente que a venda tem como base a comunicação e o relacionamento.

Como podemos classificar o consumidor de moda?
Podemos imaginar uma pirâmide onde no topo ficam 10% dos consumidores que desejam algo a experimentar. Que desejam uma experiência única “sumesura”, ou seja, sob medida para ele. Este é aquele consumidor que adquire produtos inéditos e que paga pelo valor do ineditismo. Logo a seguir, temos 30% de consumidores que são muito interessado no produto. Valorizam a história, a comunicação do produto, a qualidade do material e acabamento utilizados. São detalhistas e desejam novidades. E na base da pirâmide está o consumidor em geral aquele que busca qualidade e preço. Gosta de estar na moda porém não tem uma preocupação mais detalhista a respeito do produto que está adquirindo.

Indústria,Varejo e Consumidor...

Segundo Walter Rodrigues, hoje, a indústria não quer escutar o mercado. Ela não está preparada para escutar e precisa entender por que os produtos são produzidos e não apenas produzir. O grande desafio da indústria é “ aprender a escutar os sinais”. Já o varejo não quer ver. Se sentem “os donos da bola”. Não enxergam o consumidor e nem a indústria. Eles acreditam que podem manipular o mercado não percebendo que, na realidade quem controla tudo é o consumidor. Para o varejo, o grande desafio é “enxergar o meio aonde está inserido”. E por final, o consumidor não quer falar de seus desejos e necessidades com medo de ser manipulado. Ele não vai se identificar, mas quer ser reconhecido, chamado pelo nome. Ninguém quer ser apenas mais um.

O Dourado Está com Tudo!



Fonte: Caderno Donna, ZH


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pesquisa de Tendências - Comitê de Estilo e Núcleo da Moda

Nos dias 1 e 2 de setembro o Comitê de Estilo e o Núcleo de Moda do Sindvest apresentaram, no Integra Moda Serra Gaúcha, as tendências para o Inverno 2010.
O trabalho é resultado de meses de pesquisa e viagens à Europa, que antecipam o que irá acompanhar o frio no Brasil no próximo ano.

O DNA representa a identidade de cada empresa na conquista de seu espaço através de um “Design Autoral” agregando valor e novos significados para o desenvolvimento de seus produtos.
É o diferencial que possibilita que cada empresa se aproprie das informações de moda e mercado, explorando ao máximo novas soluções criativas com originalidade e estratégia.

Este é o DNA da moda malha e confecção...

Núcleo de Moda

Audácia Visual

Referências: Glamour decadente, Kitsch, valorização estética, opulência, agressividade, brilho, cores vibrantes, sensualidade, excesso, ostentação, o poder da mulher.

Assista: Procura-se Susan Desesperadamente, Flash Dance, 9 ½ Semanas de Amor, Miami Vice, Blade Runner.

Escute: Madonna, Cindy Lauper, George Michael, Queen, Michael Jackson, Nirvana, Faith No More, Run DMC, Prince, Boy George, Fernanda Abreu.

Lugares: Soho em NY e seus estúdios de dança, Seattle e o surgimento do grunge; Londres e o glam rock.

Perfume: Jean Paul Gaultier – lembre do busto da Madonna.

Principais Estilistas

Feminino: Marc Jacobs, Gucci, D&G, Blumarine, Zac Posen

Infantil: Diesel Kids, Replay & Sons, Miss Blumarine, Dimenzione Danza.

Masculino: Gucci, Alexander McQueen, Dsquared2, Prada, D&G.

Cores Importantes: Pink, neons, preto, amarelo, cinza e dourado.

Nostalgia Cultural

Referências: 40 anos de woodstock, tradição, hand made, emocional, sensitivo, étnico, tribal, mix de estilos, turismo.

Assista: Hair, filmes de Bollywood, Frida, Os Girassóis da Rússia.

Escute: Raul Seixas, Janes Joplin, Jimmy Handrix, The Doors, Santana, Manu Chão, Gotan Project, Buena Vista Social.

Lugares: A praça Saint Petesburg, em Moscou, e a arquitetura de sua Capital, Aldeia de Arempebe, na Bahia, maior colônia hippie do Brasil.

Perfume: Kenzo Jungle e sua estética tribal.

Principais Estilistas:
Feminino: John Galliano, Anna Sui, Etro
Infantil: Angels and Devils, Nolita Pocket, Aghata Ruiz De La Prada.
Masculino: Kenzo, Etro, Missoni, Burberry Prorsum, Dries Van Noten, Lanvin, Ermenegildo Zegna, Empório Armani.
Lingerie: Jesus Fernandez, Cosabella, Foemina, Femilet, Lucie Boshier.
Cores Importantes: Bordô, dourado, azul, uva, pink, verde militar.


Criatividade Consciente

Referências: Modelagem arquitetônica, sustentabilidade, militarismo, assimetria, anos 30 e 40, experimentação e reutilização de materiais, aconchego, suficiente, cooconing, sobriedade, recessão.

Assista: Casablanca, Olga, Dália Negra, O Aviador, Gilda, Cidadão Kane, O Poderoso Chefão, Aconteceu em Havana.

Escute: Jazz, Charlie Parker, Ella Fritzgerald, Louis Armstrong, Frank Sinatra, Nat King Cole.

Lugares: São Paulo nos anos 40, Mountparnasse, em Paris, e seus bares de jazz, Hollywood e o glamour das estrelas de cinema.

Perfume: Chanel n 5 – simplicidade e elegância.

Principais Estilistas
Feminino: Dries Van Noten, Lanvin, Prada, Gianfranco Ferre.
Infantil: Miss Blumarine, I Pinko Pallino, I Pinko, Monnalisa.
Masculino: Burberry Prorsun, Raf Simons, Jil Sander, Neil Barret.
Lingerie: Andrés Sandá, Eres, Wolford, La Perla, Dim.
Cores Importantes: Cinza, caramelo, tons oliva, amarelo queimado, vermelho, preto, chumbo.

Comitê de Estilo

Audácia Visual

Anos 80
Barroco
Maximização das Formas
Oversize
Cintura Marcada
Maximização de Detalhes
Prata, Ouro e Bordados
Fidelização do Esporte
Super-Heróis
Ascenção do Pop
Cores Flúor

Nostalgia Cultural

Anos 70
Informalidade
Woodstock
Despojamento
Folk Russo
Hand Made
Retorno ao Bucólico
Rock Progressivo e Psicodélico
Cores Neutras e Puras

Criatividade Consciente

Anos 30 e 40
Ergonomia
Militarismo
Valorização do Corpo
Cooconing
Bauhaus
Formas Geométricas
Sócio Ambiental
Soul e pop
Cores naturais e Nudes

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Lingerie nas Passarelas Internacionais

Clique nas imagens para ampliar as páginas.
Fonte: Revista L'Officiel, edição 34, agosto de 2009.




Customização da Informação em Moda

Fonte: revista Meio & Mensagem, 15 de junho de 2009.

Clique na imagem para ler a matéria.


Plastic Dreams

Fonte: Caderno Donna ZH, 06 de setembro de 2009

A segunda edição da revista Plastic Dreams, publicação oficial da Melissa, está sendo aguardada com uma expectativa raramente vista no cenário da moda nacional e internacional, e DonnaZH apresenta nessas duas páginas um aperitivo do que chegará à Galeria Melissa e representantes de todo o Brasil na próxima terça-feira. Trata-de de uma superprodução feita por um time que é considerado hoje o dream team da moda vanguardista de Londres.
Plastic Dreams traz quatro editoriais de moda com as sandálias de plástico da nova coleção de verão 2010. Três foram realizados em Londres e um em São Paulo. Punk Pirata, o ensaio nacional, é estrelado pela modelo Marina Dias, que posou para as lentes de Mauricio Nahas. O resultado foi tão impactante que a influente Katie Grand, editora da nova bíblia da moda mundial, a revista LOVE, solicitou que parte do trabalho fosse reservado para a edição de outubro da publicação.
O projeto editorial da Plastic Dreams é assinado pela jornalista Erika Palomino e, nesta segunda edição, quem estampa a capa é a top Kate Moss. Ela substitui outra modelo inglesa, Agyness Deyn, que posou para a edição de estreia da publicação.


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A Combinação Perfeita da Jóia e da Lingerie

Mais uma Mostra Guaporé termina com expectativas superadas. Um público efervescente invadiu os corredores do Centro Comercial Guaporé nos dois primeiros finais de semana de agosto. Desfiles marcantes apresentaram as últimas tendências lançadas do mundo fashion da jóia folheada e da lingerie, os dois poderosos braços produtivos do município de Guaporé. Para quem não viu ao vivo, a seguir um pout pourri de imagens divinas da Mostra Guaporé 2009.




Nos dias 24, 25 e 26 de agosto foi realizada a Intimasul 2009, feira de negócios da moda íntima, praia e fitness. Além de rodada de negócios, onde representantes, atacadistas e lojistas desenvolvem belas parcerias de mercado, a Intimasul também preparou belíssimos desfiles onde os profissionais puderam conferir as últimas tendências das peças que apostam na beleza, no estilo e no bem estar do corpo. Calcinha, sutiãs, biquínis, fitness e suplex foram os principais produtos da exposição.