sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Moda e o Mercado

Confira os conceitos sobre produto, moda e consumo de Walter Rodrigues, um grande estilista e estudioso do mercado da moda que esteve em Caxias no final de agosto participando do Integra Moda – Serra Gaúcha realizado pelo Comitê de Estilo e Núcleo da Moda.


Como identificar as necessidades do consumidor?
Pessoas emitem sinais o tempo inteiro. O grande desafio para criação de um produto de sucesso é “adivinhar” quais as necessidades da pessoa antes mesmo dela saber que precisa de algo. O grande papel dos criadores e empresas é propiciar experiências e prazer para as pessoas.
A Moda tem que encantar o consumidor. Encantar de tal forma que, individualmente, o consumidor acredite que não pode viver sem aquele produto.

Como inserir um produto no mercado?
Primeiro você deve conhecer a fundo o consumidor. Depois conhecer muito bem o produto que vende e num terceiro momento, repensar o varejo, sempre tendo em mente que a venda tem como base a comunicação e o relacionamento.

Como podemos classificar o consumidor de moda?
Podemos imaginar uma pirâmide onde no topo ficam 10% dos consumidores que desejam algo a experimentar. Que desejam uma experiência única “sumesura”, ou seja, sob medida para ele. Este é aquele consumidor que adquire produtos inéditos e que paga pelo valor do ineditismo. Logo a seguir, temos 30% de consumidores que são muito interessado no produto. Valorizam a história, a comunicação do produto, a qualidade do material e acabamento utilizados. São detalhistas e desejam novidades. E na base da pirâmide está o consumidor em geral aquele que busca qualidade e preço. Gosta de estar na moda porém não tem uma preocupação mais detalhista a respeito do produto que está adquirindo.

Indústria,Varejo e Consumidor...

Segundo Walter Rodrigues, hoje, a indústria não quer escutar o mercado. Ela não está preparada para escutar e precisa entender por que os produtos são produzidos e não apenas produzir. O grande desafio da indústria é “ aprender a escutar os sinais”. Já o varejo não quer ver. Se sentem “os donos da bola”. Não enxergam o consumidor e nem a indústria. Eles acreditam que podem manipular o mercado não percebendo que, na realidade quem controla tudo é o consumidor. Para o varejo, o grande desafio é “enxergar o meio aonde está inserido”. E por final, o consumidor não quer falar de seus desejos e necessidades com medo de ser manipulado. Ele não vai se identificar, mas quer ser reconhecido, chamado pelo nome. Ninguém quer ser apenas mais um.

Um comentário:

  1. Olá, muito interessante a reportagem, mas discordo pois a necessidade do consumidor não se " adivinha "e sim se conhece. Ao se lançar um produto se realiza uma pesquisa para saber quais são as necessidades. A partir disto vc conhece não adivinha.

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