quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tendências Árabes

Os países muçulmanos tem regras extremamente rigorosas quando a conduta dos seus habitantes. Mas nada como dar uma "curva" nessas regras as vezes!
As fotos abaixo são do The Saks Fifth Avenue Riyadh and Jeddah Fashion Show, desfile que aconteceu no George V Hotel, em Paris, em julho desse ano. Como uma provocação surgida a declaração do presidente Sarkozy de que as abayas, o traje oficial das mulheres muçulmanas, não eram bem vistas na França, doze grandes estilistas e marcas uniram-se para criar peças exclusivas da vestimenta, entre eles John Galliano, diretor artístico da Dior e a casa italiana de criação Blumarine.
O curioso é que muitas delas estão realmente dentro do padrão do traje - longas e negras com um véu cobrindo a cabeça - e podem ser usadas na Árabia Saudita. Mesmo em países onde o traje é obrigatório, é grande a venda de roupas de marca, como Victoria's Secret e Diesel, que infelizmente acabam cobertas pelo longa cauda do vestido. Agora, não só nos países muçulmanos como no resto do mundo, a abaya está na moda.


Ainda falando sobre a moda do lado de lá do pacífico: certas atitudes ousadas devem ser tomadas as vezes. Você nunca sabe quando um monte de gente vai concordar com você.

Foi assim Rabia Z, uma jovem estilista de Dubai que em 2007 cobriu com o hijab as suas modelos (o hijab é o véu das abayas). Ela apresentou uma coleção com abayas contemporâneas, coloridas, para "mulheres que querem se vestir conservadoramente e com estilo ao mesmo tempo". O resultado está nas passarelas e no sucesso que Rabia vem fazendo entre as mulheres, que aplaudiram de pé a iniciativa de quebrar a imagem sóbria do traje oficial muçulmano com um pouco de cor e beleza. O resultado você vê abaixo.

Um comentário:

  1. COM CONVICÇÃO ENTENDO QUE AS DIFERENÇAS CULTURAIS NÃO OFUSCAM O VERDADEIRO PODER DA MULHER, AS MULHERES ÁRABES SÃO AS PRECIOSIDADES DO SER FÊMEA A ESSENCIA DA NATUREZA FEMININA. A EXPRESSÃO DO ROSTO OU OLHOS DE UMA MULHER ÁRABE "EXPLODEM" QUALQUER CORAÇÃO INOCENTE..E DEUS CRIOU A MULHER COM LIVRE ARBÍTRIO E FEZ homens IGNORANTES E LIMITADOS,CEGOS,RADICAIS DESCONHECENDO O VERDADEIRO PARAÍSO AQUI NA TERRA...O PODER DA SEDUÇÃO FEMININA,QUE ALÁ NOS TRAGA EVOLUÇÃO...

    ResponderExcluir