terça-feira, 28 de junho de 2011

Moda Pérola

Nas últimas décadas o ouro teve grande valorização. Esta requintada joia, deu entrada às pedras preciosas, entre elas a pérola que fez e faz grande sucesso entre as mulheres.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o preço do ouro cresceu 373% nos últimos anos após a crise econômica de 2008. Essa super valorização do ouro, combinada com o “boom” das fazendas de cultivo de pérolas, principalmente no continente asiático, levou o mercado a mudança na produção de joias. Entretanto as joalherias injetavam em suas lojas cada vez menos ouro em sua composição e as pérolas voltavam cada vez mais à moda. A indústria desenvolveu técnicas de design que reuniram o glamour do metal com o colorido de pedras preciosas. Isso garantiu ao consumidor joias bonitas e com preço mais acessível.



Hoje, 99% das pérolas comercializadas no mundo são cultivadas em fazendas, que podem ser de água salgada ou doce. As pérolas mais valiosas e perfeitas vêm da água do mar. Já as gemas de água doce não são tão esféricas. O leito do rio é que define o formato da perola.

No século 19, o japonês Kokichi Mikimoto desenvolveu a técnica de produção em série de pérolas. O enxerto das ostras funciona de forma semelhante ao que a natureza faz. Originalmente, quando um corpo estranho entra em uma ostra ela se fecha e começa a “combater’’ esse invasor. Ela se envolve em uma substância chamada nácar, ou madre pérola, que futuramente será a base da pérola natural. Nas fazendas, o processo é praticamente o mesmo, a não ser pelo fato que o corpo estranho é outro, chamado bilha e é induzido na ostra manualmente. Deste processo, somente ¼ das pérolas terão valor comercial e somente 5% serão consideradas perfeitas.

Quanto mais tempo uma ostra cultiva a pérola, mais esférica ela é. O ideal é o cultivo por cerca de 3 anos e meio a 4 anos. Neste período, a pérola ficar maior, mais esférica e, consequentemente, mais cara.



As pérolas são consideradas joias preciosas por passarem por todo esse processo magnífico da natureza ou mesmo da ciência. Elas são sinônimo de sofisticação e desejo deste os tempos mais remotos. Mesmo com a sua popularização continuam sendo cobiçadas e se traduzem como símbolos de delicadeza e feminilidade.

Cuidando de suas pérolas

Cuidados: Perfumes, cosméticos, temperaturas extremas e substâncias químicas de limpeza podem danificar as pérolas. Evite tomar banho e nadar usando-as.

Conservação: Utilize um estojo próprio para guardá-las. Evite impacto em superfícies abrasivas. Use-as. Quanto mais as perolas são usadas mais brilhantes ficam. A oleosidade da pele conserva a peça.
Limpeza: Após o uso limpe-as com pano macio e um pouco úmido antes de guardar. A peça pode ser lavada com sabonete neutro, bem suave. Após enxágüe deixe secar naturalmente. Esse procedimento preserva a cor natural da pérola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário